Sabe o que é Hordéolo ou Terçol?

Sabe o que é Hordéolo ou Terçol?

Depois de 1 a 2 dias, um hordéolo externo se localiza na margem da pálpebra.

Pode haver lacrimejamento, fotofobia e sensação de corpo estranho. Normalmente, uma pequena pústula amarelada se desenvolve na base de um cílio, cercada por hiperemia, endurecimento e edema difuso. Em 2 a 4 dias, as lesões se rompem e o material é secretado (frequentemente pus), aliviando assim a dor e desaparecimento da lesão.

Os sintomas de um hordéolo interno são os mesmos de um calázio, com dor, rubor e edema localizado à superfície do tarso posterior conjuntival. A inflamação pode ser grave, às vezes com febre ou calafrios. A inspeção da conjuntiva tarsal mostra uma pequena elevação ou área amarela no local da glândula afetada. Mais tarde, um abscesso se forma. A ruptura espontânea é rara, porém, quando ocorre, geralmente é no lado conjuntival da pálpebra e, por vezes, irrompe pelo lado da pele. A recorrência é comum.

 

Diagnóstico

Avaliação clínica

Diagnóstico de calázio e ambos os tipos de hordéolo é clínico; no entanto, durante os primeiros 2 dias, eles podem ser clinicamente indistinguíveis. Como os hordéolos internos são muito raros, normalmente não são suspeitados, a menos que a inflamação seja grave, e febre ou calafrios estejam presentes. Calázio crônico que não responde ao tratamento necessita de biópsia para excluir tumor da pálpebra.

Tratamento

  • Compressas quentes;
  • Às vezes, drenagem ou tratamento farmacológico, como injeção de corticosteroides (calázio) ou antibióticos orais (hordéolo)

Compressas quentes durante 5 a 10 minutos 2 ou 3 vezes ao dia podem ser utilizadas para acelerar a resolução de calázios e hordéolos externos.

Um hordéolo externo que não responde a compressas quentes pode ser incisado com uma lâmina de ponta fina. O tratamento de um hordéolo interno consiste em antibióticos orais, incisão e drenagem se necessário. Antibióticos tópicos são geralmente ineficazes.

 

Você também pode gostar destes