Próteses Oculares
Uma prótese ocular, olho artificial ou olho de vidro é a simulação de um olho para pessoas que perderam um olho ao longo da vida ou possuem defeitos congênitos.
Popularmente as próteses oculares são chamadas de ”olho de vidro” ou olho biônico, no entanto, são feitas de diferentes materiais. Atualmente podem ser feitas em resina acrílica ou porcelana. As próteses são pintadas manualmente seguindo um modelo preexistente ou de acordo com o modelo dos olhos do paciente.
Este é um instrumento estético do mesmo modo que é funcional, pois, além de ajudar na autoestima de quem perdeu o globo ocular, nesse sentido ele ajuda na reabilitação do paciente. Além disso, a prótese faz com que os músculos da pálpebra consigam piscar normalmente, pois, a ausência do globo ocular causa a atrofia da pálpebra.
Agora, para que a prótese ocular cumpra sua função corretamente, é preciso que a medição esteja perfeitamente de acordo com as medidas do paciente como forma, volume, cor e dimensão do olho.
Do que são feitas as próteses?
Geralmente a escolha dos materiais é feita pelo paciente, entretanto, em caso de alergia aos materiais utilizados, o médico fará a melhor recomendação. Os principais materiais das próteses são:
- Resina acrílica: esse material acrílico e resinas artificiais, são os mais usados, devido sua fácil adaptação à estrutura ocular, e por serem mais confortáveis;
- Porcelana: esse é o tipo menos utilizado por terem limitações como poucas cores disponíveis e por serem menos resistentes.
Dessa forma, independente do material utilizado, as próteses ajudam o paciente nas questões estéticas, psicológicas, e na manutenção da estrutura ocular, impedindo que suas estruturas subjacentes atrofiem. Em casos de desconfortos ou dores, procure o médico oftalmologista imediatamente.
Quando é recomendado usar uma prótese ocular?
As próteses oculares não trazem de volta a visão, no entanto, devolvem a autoestima dos pacientes que perderam seus olhos em acidentes ou cirurgicamente devido a doenças graves. É indicado o uso em casos de remoção parcial ou total do olho como, por exemplo:
- Tumores;
- Glaucoma;
- Infecções oculares com perfuração ocular;
- Trauma ocular;
- Olhos dolorosos crônicos.
Procurando por Próteses Oculares desenvolvidas sob medida para você?
As próteses oculares são essenciais na recuperação da autoestima e convívio social de pessoas que perderam um olho. Entre em contato e agende já sua consulta.