Perfuração Ocular
Trauma ocular é uma causa comum que pode afetar seriamente a visão. O olho sempre deve ser examinado pelo oftalmologista na suspeita de uma lesão.
Os traumas do globo ocular podem, com maior ou menor intensidade, afetar a córnea, esclera, cristalino, vítreo, retina, coróide, nervo óptico, músculos oculares e pálpebras. Todas estas são estruturas oculares e se traumatizadas podem levar a sequelas irreversíveis, tanto na estética quanto na função dos olhos.
Os traumas podem variar desde queimaduras oculares térmicas ou químicas, hemorragias intra ou extraoculares, rupturas e descolamentos de retina e coroide, corpos estranhos, contusão ou perfuração do globo ocular, rupturas musculares, neuropatias traumáticas.
Casos mais graves de trauma ocular representam risco de desenvolver uma catarata precoce ou até o descolamento de retina (região ocular responsável pela formação das imagens captadas pelo olho, bem como pela transmissão dessas informações para o cérebro). Esse quadro é considerado de urgência oftalmológica e o paciente pode precisar de cirurgia.
Traumas oculares, quando é uma urgência médica?
Se o objeto perfurou ou parece ter perfurado o olho, a única medida a ser tomada é imediatamente buscar atendimento de um médico oftalmologista para avaliar a extensão dos danos que os olhos podem ter sofrido. É importante lembrar que objetos metálicos podem levar à perda total da visão em questão de dias, em função da oxidação do metal.
Ferimento e pancada nos olhos requer ação rápida do médico experiente em Traumas Oculares
Um trauma ocular grave se não for observado e tratado de forma adequada e atempada pode conduzir a lesões oculares irreversíveis e, em último caso, à cegueira.